domingo, 28 de novembro de 2010

Antropofagia determina o estilo da gente.


A antropofagia ritual unia os contrários pelo sacrifício, numa operação que supunha a incorporação do cativo como uma alteridade.
 
O filme "Como era gostoso o meu francês" se presta à reflexão das relações com a diferença e à constituição de uma alteridade que se funda na própria operação cinematográfica. A obra é fabulada a partir de dois relatos históricos – a dominação francesa da Bahia de Guanabara em meados do século XVI e o relato do alemão Hans Staden, que sobreviveu ao cativeiro dos índios Tupinambá e pôde narrar seus costumes, divulgados amplamente na Europa. Realizado no início dos anos 1970, esse filme se filia ao Tropicalismo, movimento cultural que assume, de forma mais explícita, a antropofagia cultural como conceito operador estético.

Prato : Fábrica do Futuro
__________________________________________________________________________________

Vitor Pirralho e U.N.I.D.A.D.E.

O Vitor Lucas Dias Barbosa é professor de literatura brasileira e língua portuguesa, em sua atividade diária entrou em contato com a Antropofagia oswaldiana e encontrou no discurso do Manifesto a inspiração para suas músicas. A partir daí entra em cena o Vitor Pirralho, rapper que assume o princípio da devoração crítica da cultura inimiga, para assim aprimorar a sua própria cultura.

Pirralho faz Rap, não no sentido restrito da palavra, ele faz Rap sem preconceitos. Sua música se utiliza de batidas eletrônicas que remetem ao estilo americano, no entanto, não se limita a isso, incorpora elementos regionais, africanos e jamaicanos. Seus temas são variados, mas com coerência, vão do social ao regional, do lingüístico ao paisagístico, do cultural ao desbunde. Uma verdadeira miscelânea rítmica e temática com sotaque alagoano. 



Programa Rumos da Musica...Vitor Pirralho

http://www.youtube.com/watch?v=as7IHYXraoA     (Parte 1)
http://www.youtube.com/watch?v=jK6EEG0aJpc     (Parte 2)
http://www.youtube.com/watch?v=xQcXTS6zIoc     (Parte 3)
http://www.youtube.com/watch?v=AG165ZqKdJU  (Parte 4)

Prato : Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário